Saturday, June 7, 2008

OVNI (ou uma conversa de surdos-mudos)

Noite estrelada. O céu estava lindo.
Fresca aragem soprava no planalto
Onde imensos mirones tinham vindo
Tomar o espaço sideral de assalto.

Um deles, largo gesto repetindo,
De dedo indicador em riste, ao alto,
Cerca o lugar em que, no céu infindo,
Um ponto luminoso é sobressalto.

E a turba admira, presa de emoção,
Aquela deslumbrante aparição
Mais fúlgida que o próprio firmamento.

"Ovniamente", diz o mais facundo,
"Que se trata de nave de outro mundo".
E todos preitearam seu talento...

*****
A palavra TALENTO deveria estar grifada e ter adiante a indicação 3 letras. Trata-se de um enigma, cuja solução é exactamente um sinónimo de TALENTO com esse número de letras. Para se chegar à solução é preciso descobrir e explicar o que os charadistas chamam o encaixe, o entrecho, a trama ou a urdidura do enigma, isto é, uma sequência de operações com sinónimos ou equivalências de palavras ou sintagmas do texto que conduzam a essa palavra-solução.
Primeiramente devemos registar os sinónimos disponíveis do conceito do enigma (a tal palavra grifada) com o número de letras indicado e, em seguida, ir fazendo tentativas com cada um deles. Só a experiência e a inspiração nos poderão orientar nesse dédalo misterioso e, não poucas vezes, maravilhoso que é a trama de um enigma charadístico. No fundo, aquele "faro" que nos advém da conjugação harmoniosa da experiência e da inspiração. E, claro, quanto mais vasto for o conhecimento da língua, tanto melhor, particularmente ao nível da sinonímia.
Muito mais haverá ainda para dizer, tal a variedade de encaixes de enigmas que podem ser "urdidos". Fá-lo-emos a seu tempo, caso a caso.
Por hoje, ficaremos com a explicação deste que, como o subtítulo sugere, remete para o alfabeto dos surdos-mudos, devidamente registado num pequeno dicionário brasileiro chamado "Índice Monossilábico Enciclopédico", adoptado na revista charadística onde o enigma foi publicado há já muitos anos.
O corpo do enigma é o seguinte: "repetindo, de dedo indicador em riste, ao alto, cerca o lugar em que". No alfabeto dos surdos-mudos, o dedo indicador em riste, ao alto, tanto pode designar a letra L como a letra Z, consoante a orientação da palma da mão; o LUGAR EM QUE é o arcaísmo U, também registado no mesmo IME, conhecido entre os charadistas por Lirial, do pseudónimo da seu autor, Ed. Lirial J.or. A partir daqui já não há mistério: LUZ é sinónimo de TALENTO e a solução do enigma. Mas convenhamos que sem o subtítulo "uma conversa de surdos-mudos" seria bem mais difícil. Foi o que aconteceu na publicação original para charadistas.
Desculpem esta eventual maçada. Vou assinar com o "velho" pseudónimo charadístico.
Marouvaz

No comments: