Monday, May 5, 2008

À MINHA LINDA CIDADE

É a única poesia obrigada a mote que compus em toda a minha vida.
O mote é do poeta António Correia de Oliveira:

Senhora Santa Luzia,
Vossos olhos como são?
São olhos de ver Viana,
Não quero fechá-los, não!

Eis a minha glosa:

Eu tenho sede de amar
O mistério deste dia
E vê-se lá em baixo o mar,
SENHORA SANTA LUZIA...

O vento traz-mo nas asas
E eu bebo-o no coração.
Meus olhos são como brasas,
VOSSOS OLHOS COMO SÃO?

Ah, se esta pedra soubesse
Donde a minha sede emana,
Que são meus olhos em prece!
- "SÃO OLHOS DE VER VIANA,

Poeta que vês escolhos".
Oh, sinfonia-canção!
Oiço Viana nos olhos,
NÃO QUERO FECHÁ-LOS, NÃO!





2 comments:

Anonymous said...

Mas que dá vontade de os fechar quando nos vemos perante aquele enorme mamarracho... lá isso dá!

Veesse said...

Quando os versos foram escritos (finais dos anos 60 do século passado), não havia mamarracho nenhum. Ainda lá estava o antigo Mercado Municipal, à sua pequena dimensão tão belo como as Halles de Paris. Por isso...